Edificações

  • Qualificação

    Qualificação I – Auxiliar em Edificações:

    O Assistente de planejamento de Obras é capaz de ler e interpretar projetos da construção e contribuir coma instalação de canteiros de obra, observando os aspectos dos processos tias como: orçamento, segurança, legislação e instalações.

    O Assistente em Instalações de Obras Civis tem condições de aplicar normas, métodos e procedimentos visando a qualidade e a produtividade dos processos construtivos com relação às estruturas, materiais, equipamentos utilizados na construção civil.

    Qualificação II – Técnico em Edificações:

    O Técnico em Edificações, estará habilitado para interpretar, compreender e atuar de forma sistêmica as etapas da obra civil: na leitura e interpretação de projetos de construção, na instalação de canteiros; na aplicação de normas, métodos, técnicas e procedimentos visando a qualidade e a produtividade dos processos construtivos e de segurança dos trabalhadores. É capaz de orientar e coordenar equipes de trabalho; elaborar, encaminhar e manter a documentação, registros e controles dos procedimentos relativos à construção civil, identificando especificações técnicas e visando a melhoria continua dos processos de construção.

  • Objetivos

    O Curso Técnico em Edificações concebido em consonância com as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei no 9.394/96, o Decreto no 2.208/97 e a Resolução CNE/CEB no 04/99, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, tem por objetivo:
     formar profissionais para construção civil, através da construção de competências que contemplem habilidades, conhecimentos e comportamentos que atendam às demandas desse setor produtivo, especialmente nos seus processos executivos, e das relações sociais.

  • Justificativa

    As transformações econômicas e tecnológicas em curso exigem  melhor capacitação profissional, isto é, capacidade de perceber, compreender, criar, adaptar, organizar e produzir insumos, produtos e serviços.


    O Paraná, e em seu âmbito a meso-região Sudoeste – formada pelos 42 municípios situados entre o rio Iguaçu e as fronteiras da Argentina e do Estado de Santa Catarina, atravessa processo de transformação, que ocorre no sentido da industrialização, ou seja, passa de um estágio de alta dependência do chamado agro-negócio, o qual, ao término da década de 1980, chegou a representar mais de 55% do seu produto Interno Bruto - PIB, para uma economia enfocada fortemente no setor secundário.


    Os dados e indicadores extraídos de fontes diversas, como o IBGE (Instituto de Geografia e Estatística), IPARDES (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), apontam que o crescimento da produção industrial do Estado do Paraná exige cada vez mais profissionais qualificados que possam atender a demanda sócio-econômica da região.


    Neste contexto de transformação e crescimento econômico, insere-se o Curso Técnico em Edificações, que tem como objetivo principal o atendimento da demanda, atual e futura, por mão-de-obra especializada para a melhoria da produção construção civil, especialmente nos aspectos pertinentes aos processos da função executiva das obras civis.


    A construção civil, que tem interface com áreas como de Transportes, Geomática, Química, Meio Ambiente, Agropecuária, Artes, Design, Saúde, Informática e Comércio, não tem sofrido fortes impactos de redução nos postos de trabalho, em conseqüência, especialmente, da crescente automação nos processos de produção.


    Embora essa área não apresente ainda acentuado grau de automação, modificações inovadoras estão surgindo nos sistemas construtivos, de forma a torná-los mais simples e eficientes. Por exemplo, o uso de componentes industrializados, como as argamassas e os concretos, é crescente.


    A adequação do setor da construção civil aos novos tempos supõe incorporar as novas formas de gestão da produção, que devem ocorrer simultaneamente com as inovações de processos e produtos.


    As novas tecnologias presentes em materiais e equipamentos aumentam a responsabilidade com a formação profissional, visando a qualidade na execução das obras, maior produtividade e menores custos ou ainda a afirmação de que a qualificação do pessoal empregado é fundamental já que o setor encontra-se defasado tecnologicamente.


    Registre-se que muitos empresários da construção civil vêm fazendo esforços para adotar formas de gestão empresarial mais compatíveis com a modernidade, bem como o uso de novas tecnologias, no sentido de imprimir melhores índices de qualidade e produtividade de seus produtos.


    A indústria da construção civil necessita de profissionais com competências, habilidades e atitudes capazes de compreender e colaborar na solução de problemas advindos do desconhecimento e não cumprimento de normas prescritas para o setor. Para tanto é necessário ter boa base de conhecimento e educação para poder ter a capacidade de tomar decisões, de estar preparado para as mudanças, para melhor compreender tanto os fundamentos técnicos do trabalho como as relações que existem entre o trabalho que o indivíduo desenvolve e o conjunto da unidade produtiva, entre a posição que ocupa e os demais escalões hierárquicos.


    O cenário é de que a construção civil constitui-se área promissora, tendo muito a oferecer para a solidificação e melhoria da infra-estrutura nessa área no Estado do Paraná, e de que o curso objeto deste Plano em muito contribuirá para a melhoria da execução das obras de construção civil na meso-região do Sudoeste do Paraná.

  • Área de Atuação

    O profissional do Curso Técnico em Edificações, reúne as competências – conhecimentos, habilidades e atitudes – pessoais, interpessoais e técnicas adequadas para a gestão e operação das funções e sub-funções contempladas no Curso. É capaz de acompanhar, coordenar e estruturar, a partir dos conhecimentos técnicos de procedimentos, normas e saberes da Construção Civil, o planejamento e a execução de obras, a instalação de canteiros e condução de processos de construção de obras civis organizando equipes de trabalho e recursos materiais envolvidos.

  • Pré Requisito

    Ter concluido ou estar concluindo o ensino médio ( 2º Grau ).


Escola Profissionalizante ESSEI Ltda.
Fone: (46) 3524-5656
E-mail: centro.edu@essei.com.br
Rua: Tenente Carmargo, 1191
Francisco Beltrão - PR