Eletrotécnica

  • Qualificações

    Qualificação I - Auxiliar Eletricista

    O aluno qualificado como Assistente de Auxiliar está capacitado para manusear e operar equipamentos de medidas elétricas; aplicar conceitos de eletricidade exigidos no âmbito da área Elétrica; manusear e operar dispositivos eletroeletrônicos analógicos e digitais; aplicar e operar de materiais e dispositivos condutores de energia; analisar e calcular circuitos de grandezas elétricas.

    Qualificação II - Profissional em Eletricidade Industrial

    O técnico Profissional em Eletricidade Industrial está preparado para manusear e operar equipamentos de medidas elétricas; aplicar conceitos de eletricidade exigidos no âmbito da área Elétrica; manusear e operar dispositivos eletroeletrônicos analógicos e digitais; aplicar e operar materiais e dispositivos condutores de energia; analisar e calcular circuitos de grandezas elétricas; conhecer e aplicar princípios de eletrotécnica aplicados na área da Eletrônica; analisar e organizar redes de distribuição de energia elétrica.

    Qualificação III - Auxiliar Técnico em Eletrotécnica

    O Auxiliar Técnico em Eletrotécnica está qualificado a manusear e operar equipamentos de medidas elétricas; aplicar conceitos de eletricidade exigidos no âmbito da área Elétrica; aplicar técnicas de segurança do trabalho; manusear e operar dispositivos eletroeletrônicos analógicos e digitais; operar dispositivos condutores de energia; analisar e calcular circuitos de grandezas elétricas; conhecer e aplicar princípios de eletrotécnica utilizados na área da Eletrônica; analisar e organizar Redes de Distribuição de energia elétrica; operar e manusear acionamentos e princípios de Automação Industrial; estruturar instalações elétricas; aplicar e realizar manutenção no Sistema de instalações Elétrico.

     

    Qualificação IV – Técnico em Eletrotécnica  

    O Técnico em Eletrotécnica – é profissional habilitado para exercer atividades em empresas de energia elétrica e demais setores comerciais, industriais ou, até mesmo residenciais, onde a eletricidade, que movimenta máquinas, equipamentos e procedimentos, é fator importante para a produção de bens e serviços. Está habilitado para projetar a executar instalações elétricas em prédios residenciais, comerciais e industriais; conduzir experiências, realizar ensaios, efetuar levantamento, cálculos, regulagem de instrumentos elétricos em geral, preparar orçamentos de mão-de-obra e de materiais e estabelecer programas de trabalho e, principalmente, solucionar problemas relativos a sistemas elétricos, instalações e controle das máquinas e aparelhos elétricos.

  • Objetivos

    • Desenvolver atividades automatizadas;
    • Identificar e operar circuitos eletrônicos;
    • Executar projetos de instalação e manutenção de redes de distribuição de energia elétrica;
    • Utilizar instrumentos e medidas elétricas no exercício das atividades;
    • Desenvolver e operar planos de manutenção industrial;
    • Identificar e manusear equipamentos e dispositivos de segurança do trabalho;
    • Identificar e operar circuitos elétricos;
    • Interpretar e desenvolver desenhos técnicos;
    • Analisar e controlar qualidade técnica;
    • Realizar e executar projetos elétricos (conforme atribuições legais);
    • Aplicar conhecimentos pertinentes a Instalações Elétricas, manutenção do Sistema Elétrico, Redes de Distribuição Elétrica, Segurança no trabalho e outros.

  • Justificativa

    O contínuo desenvolvimento tecnológico, aliado ao processo de reorganização do trabalho, exige profissionais na área de eletrotécnica com níveis de educação e qualificação cada vez mais elevados.

    As características atuais do setor produtivo tornam cada vez mais tênues as fronteiras entre as práticas profissionais. Um técnico precisa ter competências para transitar com maior desenvoltura e atender as várias demandas de sua área profissional.

    A Escola Profissionalizante ESSEI vem observando e acompanhando a constante evolução tecnológica e o processo de reorganização do trabalho, que exige um profissional com uma boa base tecnológica, capacidade de criar, inovar e prever as necessidades antecipando-se a elas. Requer habilidades teórica e práticas, hábitos, atitudes e valores éticos, possibilitando ao educando o exercício eficiente do seu trabalho.

    Considerando o perfil que se pretende formar, o currículo do curso contempla as competências necessárias das quais se apropriará o Técnico em Eletrotécnica –através de situações de aprendizagem nas quais o protagonismo do aluno e as metodologias e equipamentos oferecidos pela escola, sejam estratégias para a contextualização dos conteúdos curriculares no mundo produtivo, num permanente vínculo entre o mundo do trabalho e a prática social.

  • Área de Atuação

    O Técnico em Eletrotécnica é um profissional habilitado para exercer atividades em empresas de energia elétrica e demais setores comerciais, industriais ou, até mesmo residenciais, onde a eletricidade, que movimenta máquinas, equipamentos e procedimentos, é fator importante para a produção de bens e serviços. Está habilitado para projetar a executar instalações elétricas em prédios residenciais, comerciais e industriais; conduzir experiências, realizar ensaios, efetuar levantamento, cálculos, regulagem de instrumentos elétricos em geral, preparar orçamentos de mão-de-obra e de materiais e estabelecer programas de trabalho e, principalmente, solucionar problemas relativos a sistemas elétricos, instalações e controle das máquinas e aparelhos elétricos.

  • Pré Requisito

    Ter concluido ou estar concluindo o ensino médio ( 2º Grau ).


Escola Profissionalizante ESSEI Ltda.
Fone: (46) 3524-5656
E-mail: centro.edu@essei.com.br
Rua: Tenente Carmargo, 1191
Francisco Beltrão - PR