Cursos

Técnicos

Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

Objetivos

Desenvolver, por meio da habilitação e da qualificação pós-médio, as competências necessárias para o cumprimento do perfil adequado ao exercício profissional do TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS no mundo do trabalho; competências para a laboralidade e a permanência no mercado de trabalho, mediante sua requalificação; formação centrada no equilíbrio do saber teórico–prático que possibilite ao educando ser um profissional capaz de responder às demandas institucionais e sociais; desenvolvimento de valores éticos e de cidadania para uma atuação profissional que considere e respeite os limites das próprias competências;  oportunizando aos alunos condições plenas para atuar no mercado de trabalho na área da Informática.

Expressar-se e comunicar-se adequadamente.

Compreender os conhecimentos que fundamentam o desenvolvimento e a evolução da Informática.

Operar softwares mais difundidos no mercado adequadamente.

Operar a Internet com propriedade, valendo-se das muitas ferramentas de navegação que apresenta.

Realizar montagem e manutenção de computadores.

Adquirir noções práticas de condução de uma microempresa.

Operar ambiente de redes.

Operar e desenvolver sistemas de informações.

Adquirir conhecimento básico de programação.

Operar com os conceitos de Sistemas de Informação.

Compreender, basicamente, a operar banco de dados.

Aprender e utilizar softwares e técnicas de arte finalização.

Estudar aspectos de direito relacionados ao mundo do trabalho e à Informática.

Perfil profissional de conclusão de curso

O TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS desenvolve sistemas computacionais utilizando ambiente de desenvolvimento. Modela, implementa e mantém banco de dados. Utiliza linguagem de programação específica. Realiza testes de programas de computador. Mantém registros para análise e refinamento de resultados. Elabora documentação do sistema. Aplica princípios e definição de análise de dados. Executa manutenção de programas de computador.

Área de atuação

Empresas de desenvolvimento de sistemas. Departamento de desenvolvimento de sistemas em organizações governamentais e não governamentais. Profissional autônomo.

Justificativa

Nestes últimos tempos, a tecnologia tem-se desenvolvido de forma surpreendente. Um dos setores que mais evoluiu e popularizou-se é a Informática.

De 1980 até os dias de hoje, muito mudou na Informática. Com a abertura de mercado no Brasil, os computadores passaram a entrar no país e serem utilizados cada vez mais por empresas nacionais.

Nestes últimos  anos, pode-se citar os fatos que mais marcaram a evolução da Informática:

Aumento na capacidade de processamento dos chips;

Aumento no desempenho global do microcomputador, com o desenvolvimento de memórias e interfaces cada vez mais velozes;

Surgimento da multimídia – o micro passa a ser utilizado com sons e imagens;

Desenvolvimento, pela MICROSOFT de um revolucionário sistema operacional: o WINDOWS que tornou o microcomputador mais acessível e amigável às pessoas;

Uma empresa americana chamada NOVELL realizou a primeira comunicação entre dois computadores. Surgiam aí as primeiras redes de computadores, que posteriormente passaram a ser realizadas por linha telefônica;

A Internet surgiu como a rede mundial de computadores, possibilitando a comunicação entre computadores espalhados pelo mundo;

Com o desenvolvimento da multimídia, os computadores passaram a ser utilizados em teleconferências (reuniões e debates à distância, com a transmissão de imagem e voz pela linha telefônica);

Os microcomputadores invadem as casas, passando a ser considerado um eletrodoméstico para a família;

Os periféricos também sofrem um grande desenvolvimento, aparecendo no mercado impressoras, scanner’s, leitores de código de barras, joystick’s, leitores e gravadores de CD, placas de som, de vídeo e de TV, câmeras fotográficas digitais, camcorder’s e muitos outros.

Escola Profissionalizante ESSEI
® Todos os direitos reservados 2020.